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25 jan

O Alimento da vez é a chia!!

A semente chia foi descoberta pela civilização Maia e era muito consumida para aumentar a resistência física e força. Hoje, sabe-se que além da fonte energética, há outros benefícios nutricionais para a saúde, como:

BENEFÍCIOS

1) SACIEDADE PROLONGADA = REDUÇÃO INGESTÃO DE ALIMENTOS = CONTROLE E/OU PERDA DE PESO

As sementes em contato com a água dentro do estômago forma uma espécie de gelatina. Esse processo promove uma saciedade prolongada, pois a digestão torna-se mais lenta.

Além disso, a digestão mais lenta ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, a qual pode ser útil na prevenção e controle da diabetes.

2) ALTO TEOR DE FIBRAS = MELHOR FUNCIONAMENTO INTESTINAL

O teor de fibras da chia juntamente com uma ingestão adequada de água (mínimo 2l / dia) e hábitos saudáveis, podem ajudar no melhor funcionamento e regularização intestinal.

3) A SEMENTE COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE ÔMEGA 3

O ômega 3 melhora a circulação sanguínea, ajuda a regular a pressão arterial, reduzir níveis de triglicérides, colesterol e previne doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

COMO CONSUMIR

A chia pode ser usada em várias receitas como pães, bolos e tortas (veja no site a receita de chia: quibe recheado com molho de iogurte). Além disso, pode salpicar aproximadamente 2 colheres de sopa em frutas picadas, saladas ou iogurte.

Recomendação diária: 2 colheres sopa

CONTRA-INDICAÇÃO

Não há contra-indicações no consumo, mas é preciso ficar atento no consumo exagerado, devido seu alto valor calórico. O excesso de chia pode levar ao aumento de peso.

O segredo para aproveitar melhor os benefícios nutricionais da chia é associar uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis.

 

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4 respostas a O Alimento da vez é a chia!!

  1. Larissa disse:

    Ela não é contra indicada para quem tem divertículos/ diverticulose?????

    • admin disse:

      Uma das etiologias da Diverticulose é a falta de fibras na alimentação. E como a chia é uma semente rica em fibra, ela pode contribuir na prevenção de divertículos no intestino.

  2. Vera Lúcia Ribeiro Bomfim Silva disse:

    Posso comer chia no almoço?Como?
    Gostei muito das informações e vou fazer o uso na minha dieta.Obrigado.

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